Select Page

Site responsivo agora é exigência. Esta preparado?

Site responsivo agora é exigência. Esta preparado?Score 100%Score 100%

O site responsivo facilita o a cesso a todos os dispositivos. Não importa o quão bem projetado seja o seu site é preciso que você mantenha-o constantemente atualizado para que ele não se torne obsoleto. E, mesmo assim, chegará uma hora em que ele finalmente ficará ultrapassado.

Site responsivo agora é exigência.

Site responsivo ou layout responsivo, ou o popular site flexível, é uma tática que permite ao site se encaixar automaticamente em diversos tipos de dispositivos, como PC, celular, tablet, entre outros. O site, nesse caso, muda a aparência e disposição com base no tamanho da tela do aparelho. Então, se o usuário está se valendo de uma tela pequena, os elementos do site se reorganizam de forma a proporcionar uma experiência de navegação melhor.

Quando o site não é responsivo, a navegação e a experiência do usuário em smartphones ficam limitadas, sendo necessário utilizar recursos de zoom in e out para ler o conteúdo das páginas. Sem contar que botões e menus ficam fora de formato fazendo com que as vezes você trave uma batalha para clicar em um link.

Para executar o teste do Google e saber se o seu site é responsivo, clique aqui.

O crescimento da internet mobile

A internet está se tornando cada vez mais acessível por dispositivos portáteis e wireless. Um relatório de 2010, divulgado pela ITU (União Internacional de Telecomunicações), previu que o acesso à web por dispositivos móveis inteligentes pudesse ultrapassar o acesso tradicional a partir de computadores de mesa, nos próximos cinco anos. Ou seja, no presente ano. De 2007 para cá, esse tipo de utilização cresceu de forma acelerada.

Isso explica porque o design responsivo é tão importante e vital. Ele permite programar um site de forma que os elementos que o compõem promovam uma boa experiência independente do dispositivo de uso. Um design responsivo inclui:

– Adaptar o layout das páginas de acordo com a resolução;
– Redimensionar elementos, como imagens, de forma automática para que caibam na tela;
– Simplificar os componentes da tela para os dispositivos móveis, onde o usuário geralmente possui menos tempo e menos atenção durante a navegação;
– Ocultar elementos desnecessários para a experiência em dispositivos menores;
– Combinar os tamanhos de botões e links para as interfaces touch onde o direcionador do mouse é substituído pelo dedo;
– Aplicar de forma inteligente os artifícios mobile como a geolocalização e a mudança na orientação do aparelho, como nos aspectos horizontal ou vertical.
– Prioridade nos motores de busca

O que muitos ainda não sabem é que um site responsivo tem prioridade nos motores de busca. O Google, por exemplo, recentemente começou a enviar avisos aos responsáveis por plataformas digitais, para que revejam as construções da suas estruturas para que seus sites possam ser acessados de qualquer plataforma. Esse ultimado do Google informa que os sites que não forem responsivos poderão perder performance nos resultados de busca no Google. Mas porque essa alteração?

A empresa explica que o objetivo de seu site de buscas (Google Search) é fornecer informações relevantes aos usuários. Por isso deve garantir uma boa experiência após o clique, de forma rápida e eficiente.

Diversas pesquisas provam que cerca de 50% de usuários da web acessam sites através de dispositivos móveis, com tablets e smartphones. Desses, cerca de 10 a 15% dos brasileiros fazem compras ou comparam preços entre comércios. Como a média de usuários mobile cresce consideravelmente no mundo, a facilidade de navegação e visualização de páginas precisa ser adequada para esses dispositivos.

Valor e atualização

Custa caro tornar meu site responsivo? O preço cobrado não costuma ser muito diferente dos de criação de websites. Mas é preciso atualizar meu site? Com certeza!

Conclusão

Atualmente é fundamental que seu site seja responsivo, para assegurar uma considerável experiência de navegação aos usuários, além da adequação aos buscadores e o aumento da relevância nas buscas. Independente de nicho e dos objetivos com o marketing digital, cuide de ter um site responsivo. Afinal, não se pode vacilar diante das exigências do mercado, sobre tudo do Google. Então, não perca tempo!

Contate a RL Marketing Digital. Oferecemos soluções adequadas ao seu negócio.

Review

100%

Site responsivo agora é exigência. Esta preparado?
100%

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso Divi 1.0

Lista VIP