Select Page

Como usar hashtags? Guia para as Redes Sociais

Como usar hashtags? Guia para as Redes SociaisPontos 93%Pontos 93%

Agora, você pode estar se perguntando: como usar hashtags para promover o seu próprio conteúdo? Como você pode usá-las em cada rede social? É sobre isso que eu vou falar neste Guia de Uso de Hashtags em Social Media.

Desde que o Twitter surgiu – e nos últimos anos – a presença das hashtags tem crescido nas Redes Sociais. As etiquetas que vieram para classificar postagens compartilhadas e permitir que sejam encontradas, sem dúvida, chegaram pra ficar.

O que é e com usa usar hashtag?

Em geral, podemos dizer que uma hashtag é uma “etiqueta” e que está composta por uma palavra-chave precedida por uma cerquilha (ou seja, aquele sinal de jogo-da-velha), por exemplo: #Mascotes. Assim, se você fosse dono de uma loja de animais e o estabelecimento tivesse uma conta no Twitter, você poderia incluir a hashtag #Mascotes nas suas publicações para que as pessoas interessadas no assunto pudessem lhe encontrar.

como usar hashtags

Embora o objetivo geral das hashtags seja classificar o conteúdo das postagens que as pessoas compartilham na internet, o fato é que cada rede tem sua própria dinâmica característica. Sendo assim, podemos dizer que:

  • No Twitter: serve para classificar o conteúdo em categorias.
  • No Instagram: são úteis para a criação de comunidades.
  • No Google: são utilizadas para classificar o conteúdo. São geradas de forma automática e manual (opcional).
  • No Tumblr: permite categorizar os interesses dos usuários.
  • No Facebook: o uso de hashtags nesta rede social não está claro, ainda que esteja habilitado, veremos este ponto mais à frente.

Como você pode ver, cada rede oferece uma usabilidade diferente para as hashtags e seu uso está se tornando cada vez mais massivo. Agora, você deveria usar hashtags nas suas postagens? Se o seu objetivo é difundir o seu conteúdo, então a resposta é um alto e claro “sim!”.

Como usar hashtags de acordo com as características de cada rede social

como usar hashtags

Usar (poucas) hashtags no Twitter gera mais interações

Isso é o que ficou demonstrado em um estudo da Buddy Media, que estabeleceu que incluir hashtags em um tweet duplica a quantidade de interações que o mesmo pode receber do público.

Neste sentido, é importante destacar que o conceito “interações” é definido pela quantidade de retuítes, cliques,  respostas  e favoritos recebidos por uma publicação no Twitter. Logo, usar as hashtags corretas aumenta a sua visibilidade e lhe ajuda a ter mais seguidores no Twitter.

Mais especificamente, confirmou-se que os tweets com uma ou mais hashtags têm 50% mais chances de serem retweetados em comparação aos que não usam o símbolo #. Ao mesmo tempo, o estudo constatou que usar uma quantidade excessiva de hashtags pode diminuir até 17% das interações de um tweet . Por isso, recomendo que na hora em que for publicar no Twitter, você escolha, no máximo, 3 hashtags por tweet.

como usar hashtags

Por último, se o seu objetivo é aumentar o CTR no Twitter, ou seja, a quantidade de cliques que os seus links recebem na rede social de Microblogging, a melhor coisa é não usar hashtags. Por quê? Porque a presença de hashtags e menções funcionam como elementos que criam distração e podem fazer que os usuários cliquem neles ao invés de clicarem no link patrocinado. Sendo assim, como conclusão, o mais aconselhável é usar poucas e efetivas hashtags quando for publicar no Twitter. Mais à frente, veremos como comprovar a eficiência de uma etiqueta.

Usar Hashtags no Facebook pode ser uma má ideia

Embora seja possível usar hashtags no Facebook, a verdade é que seu uso é desaconselhável. Isso foi afirmado por uma pesquisa que mostrou que publicações sem hashtags tiveram um maior número de interações do que as que usavam o recurso.

como usar hashtags

De fato, o estudo revelou que a utilização destes marcadores não ajuda em nada na difusão de uma publicação no Facebook. No entanto, antes de tomar uma decisão sobre se você deve ou não usar tags nas suas postagens para o Facebook, eu recomendo que você faça sua própria investigação: A partir das estatísticas da sua Fan Page, verifique qual é o impacto real no seu público. É melhor avaliar o seu caso em particular, já que não há muitas pesquisas sobre o uso de hashtags nessa rede social.

No Instagram, como usar hashtags e quanto mais você usar, melhor!

O caso do Instagram é muito particular, já que, nessa plataforma,  as hashtags são totalmente recomendadas para promover os seus conteúdos. De fato, a pesquisa mostrou que quanto mais hashtags você incluir, maior é a exposição que você recebe!

como usar hashtags

Ao contrário do que acontece no Twitter, usar mais de três hashtags por publicação tem um efeito muito positivo no Instagram. Neste sentido, parece não haver ponto de saturação: verificou-se que as mensagens com mais de 10 hashtags são as que causam maior interação com o público. Então, se você estiver no Instagram, não economize nas hashtags!

No Google+, você pode incluir hashtags nos seus conteúdos e comentários

As hashtags no Google+ ordenam os conteúdos publicados pelos usuários de forma quase automática: No G+, as hasthgas se criam sozinhas, ainda que o usuário tenha a possibilidade de incluir as suas próprias etiquetas. Mas o mais interessante nesta Rede Social é que dá pra incluir hashtags nos seus comentários. Essa simples característica pode duplicar as possibilidades de difusão dos seus conteúdos. Nada mal, não é mesmo?

como usar hashtags

O Google+ também oferece as “hashtags relacionadas”, uma série de etiquetas que a própria plataforma oferece após ser feita uma busca. Assim, tais sugestões podem ajudar a decidir entre as variedades de hashtags que podem ser vinculadas aos conteúdos para que eles sejam encontrados com mais facilidade pelo público.

Como escolher as hashtags certas?

Agora que você sabe qual é o principal uso das hashtags em cada rede social, o próximo passo é escolher as melhores hashtags para ajudar a divulgar os seus conteúdos. Como veremos mais abaixo no artigo, isso pode ser feito com a ajuda de ferramentas. Entretanto, há duas questões básicas que você precisa considerar antes de começar, são as seguintes:

  • Como se usa a hashtag que você pretende usar? Encontrar a resposta desta pergunta é um passo crucial para evitar embaraços. Por quê? Porque muitas vezes você escolhe hashtags que são usadas ​​em contextos completamente diferentes (inclusive totalmente antagônicos) pela comunidade de usuários. Portanto, eu aconselho fazer uma pesquisa da hashtag que você pretende adicionar antes de incluí-la definitivamente nas suas publicações.

como usar hashtags

  • Como usar hashtags e quais os influenciadores usam? Veja como os membros mais influentes da sua indústria usam as hashtags antes de começar a usar etiquetas.

4 ferramentas para escolher as melhores hashtags

Pra alegria dos Community ManagersSocial Media Managers e demais pessoas que trabalham nas Redes Sociais, há uma série de ferramentas pensadas exatamente para ajudar os usuários a escolher as melhores hashtags. Dessa forma, de acordo com critérios como alcance, volume de buscas e quantidade de clics, estes aplicativos sugerem hashtags mais eficientes para usar em cada caso em particular. Veja algumas alternativas:

RiteTag: Além de ser uma das melhores extensões para Mídias Sociais, este aplicativo tem um método didático e informativo para saber se as hashtags que você quer incluir são populares, regulares ou totalmente desaconselháveis. Até agora, só funciona no Twitter.

como usar hashtags

Hashtagify.me: Esta ferramenta fornece métricas sobre a popularidade de cada hashtag e também oferece dados adicionais muito úteis. Por exemplo, o Gráfico de Relações mostra quais termos estão ligados à sua hashtag e o quanto são usadas ​​pela comunidade.

TrendsMap: Usando este aplicativo, você pode saber quais são e como usar hashtags mais populares em diferentes regiões geográficas. Por essa razão, é ideal para orientar as pessoas que querem difundir seus negócios locais.

como usar hashtags

HashAtIt: Um motor de busca completo e prático, em que você pode conhecer o desempenho de uma hashtag em diferentes redes sociais, como Twitter, Facebook ou Instagram. A ferramenta também permite que você envie os dados por e-mail ou via Social Media, também permite adicionar um código embed de busca em qualquer página web .

Agora que você sabe como usar hashtags em cada uma das Redes Sociais, você está pronto para começar a promover o seu conteúdo de forma mais eficiente. Se você usar as hashtags de forma inteligente, suas publicações vão ter mais alcance nas várias plataformas sociais.

Você achou esta postagem útil? Já está  usando hashtags em seus posts? Conte-nos a sua experiência! E, por gentileza,  não esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus contatos. Para falar conosco clique aqui.

Review

93%

Como usar hashtags? Guia para as Redes Sociais
93%

1 Comment

  1. Leandro

    Isso é muito importante, ajuda em muitos fatores

    Responder

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista VIP

Curso Divi 3.0

Quer Aprender Divi Wordpress Gratis...?

Quer Aprender Divi Wordpress Gratis...?

Se você respondeu SIM para esta pergunta, entre seu melhor e-mail para recer o Curso Divi Wordpress gratis...

Seu Cadastro Foi Realizado Com Sucesso!